Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Nova Zelândia vai libertar vírus para reduzir número de coelhos

O país planeia libertar o vírus a partir de março.

Nova Zelândia vai libertar vírus para reduzir número de coelhos
Notícias ao Minuto

15:41 - 28/02/18 por Sara Gouveia

Mundo Redes Sociais

Os coelhos selvagens são vistos como uma peste em certas regiões da Nova Zelândia e o vírus RHDV1-K5 será libertado a partir do próximo mês.

Os grupos de agricultores do país apoiaram com entusiasmo a medida, mas outros têm levantado preocupações referentes ao risco que o vírus pode representar para os coelhos de estimação.

Segundo a BBC, os coelhos foram introduzidos na Nova Zelândia algures em 1830 e têm desde então criado problemas aos agricultores do país. Esses animais, quando selvagens, competem com o gado pelas pastagens e causam danos nas terras ao escavarem tocas.

De acordo com o Ministério para as Indústrias Primárias, os coelhos custam uma média de 29 mil euros/ano em danos de produção perdida e mais de 14 mil euros em controlo de pestes.

O método mais comum no país para controlar a população de coelhos é através da caça, envenenamentos, fumigação das tocas e, menos drástico, com a instalação de cercas à prova de coelhos. Mas segundo os responsáveis, o problema aumentou de dimensão de tal ordem que essas soluções já não resultam e por isso o vírus que afeta apenas coelhos e não outros animais, foi tido como uma boa solução.

O RHDV1-K5 é uma estirpe coreana e afeta os órgãos internos dos animais, causando febre, espasmos, coágulos sanguíneos e falhas respiratórias. Este vírus será capaz de matar os coelhos em cerca de dois a quatro dias depois de serem infetados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório