Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

UE abre porta à manutenção da Irlanda do Norte no mercado único

O negociador-chefe da União Europeia para o 'Brexit', Michel Barnier, admitiu hoje a possibilidade de a Irlanda do Norte se manter dentro do mercado único e da união aduaneira após a saída do Reino Unido do bloco comunitário.

UE abre porta à manutenção da Irlanda do Norte no mercado único
Notícias ao Minuto

14:22 - 28/02/18 por Lusa

Mundo Brexit

Na apresentação do projeto de Acordo de Saída entre a União Europeia (UE) e o Reino Unido, em Bruxelas, o negociador comunitário esclareceu que o texto integra uma solução segundo a qual a Irlanda do Norte permaneceria em "completo alinhamento" com a Irlanda, país comunitário, no mercado único e na união aduaneira, caso nenhuma outra solução fosse encontrada.

Do projeto, que traduz em termos jurídicos os compromissos alcançados entre as partes em dezembro sobre os direitos dos cidadãos, o acordo financeiro e a fronteira irlandesa, consta uma cláusula que propõe manter uma "coerência regulamentária" de modo a que permaneçam em vigor em toda a ilha as normas da união aduaneira e do mercado interno.

"Cria-se uma área reguladora comum, que integra a da UE e a do Reino Unido no referente à Irlanda do Norte. Essa área deve constituir um espaço sem fronteiras internas, onde a livre circulação de bens seja assegurada e a cooperação entre o norte e o sul seja protegida", sustenta o texto.

De acordo com Michel Barnier, essa opção protege "agora ou no futuro" a cooperação entre norte e sul, a economia irlandesa e o acordo de paz de Sexta-Feira Santa, que pôs fim ao conflito norte-irlandês em 1998.

"Conheço a ordem institucional e constitucional do Reino Unido e todos devemos respeitá-la. Tentamos encontrar soluções práticas e pragmáticas no quadro das leis", frisou quando questionado sobre a possibilidade de que nasça uma fronteira entre a Irlanda do Norte e o Reino Unido.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório