Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Papa pede orações para o Médio Oriente e para os cristãos perseguidos

O papa Francisco pediu hoje para se rezar pelos irmãos do Médio Oriente e, em especial, pelos cristãos perseguidos, no final da audiência geral que se celebra todas as quartas-feiras.

Papa pede orações para o Médio Oriente e para os cristãos perseguidos
Notícias ao Minuto

10:49 - 28/02/18 por Lusa

Mundo Igreja Católica

Durante a saudação aos fiéis de língua árabe, procedentes da Síria e de outros países do Médio Oriente, Francisco pediu, improvisando sobre o discurso escrito, orações para esta região do mundo tão "atormentada".

"Temos de rezar por estes irmãos que estão em guerra e pelos cristãos perseguidos, que querem expulsar desta terra", afirmou.

No passado domingo, depois da oração do Angelus, Francisco referiu-se à situação da região síria de Ghouta Oriental e pediu o fim imediato da violência e o acesso à ajuda humanitária na região em que há combates.

O papa também recordou no domingo que "este mês de fevereiro foi um dos mais violentos em sete anos de conflito, (com) centenas, milhares de vítimas civis, crianças, mulheres e idosos", denunciando ainda que "foram atacados hospitais", e que "as pessoas não têm o que comer".

Desde o dia 18 de fevereiro que Ghouta oriental, um reduto da oposição nos arredores de Damasco, tem sido alvo de ataques da aviação de combate síria e russa e da artilharia de campanha governamental.

A ação militar já fez 561 mortos, entre os quais 139 crianças e 83 mulheres, de acordo com os dados do Observatório Sírio para os Direitos Humanos, divulgados na terça-feira.

Desencadeado em março de 2011 pela violenta repressão do regime de Bashar al-Assad de manifestações pacíficas, o conflito na Síria provocou, desde essa data, mais de 350.000 mortos, incluindo mais de 100 mil civis, e milhões de deslocados e refugiados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório