Meteorologia

  • 14 AGOSTO 2018
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 19º

Edição

Holanda abre primeiro corredor de supermercado do mundo sem plástico

O corredor vai ser feito num supermercado em Amesterdão.

Holanda abre primeiro corredor de supermercado do mundo sem plástico
Notícias ao Minuto

10:40 - 28/02/18 por Sara Gouveia 

Mundo Ambiente

Mais de 700 produtos vão estar disponíveis sem embalagem de plástico, num corredor que está a ser montado numa pequena loja piloto - com apenas um metro quadrado - da cadeia de supermercados Ekoplaza, na cidade holandesa de Amesterdão. Os produtos disponíveis incluem carne, arroz, molhos, produtos lacticínios, chocolate, cereais, fruta e vegetais.

A ideia surgiu do grupo ambientalista 'A Plastic Planet' (Planeta Plástico), que se referiu à notícia da abertura do primeiro corredor sem plástico como um "momento-chave" para a luta global contra a poluição do plástico, conta o Independent.

Depois desta abertura na Holanda, o grupo tem tentado encorajar os supermercados ingleses a seguirem os passos e a introduzir corredores sem embalagens plásticas na primeira oportunidade que tenham.

"Durante décadas foi vendida a mentira aos consumidores de que não se pode viver sem usar plástico na comida e nas bebidas. Um corredor livre de plástico dissipa tudo isso", defendeu Sian Sutherland, o cofundador do grupo ambientalista.

A cadeia Ekoplaza pretende espalhar o seu corredor modelo sem plástico pelos seus 74 supermercados no país até ao fim do ano. O corredor vai mesmo ser usado para testar novos bio-materiais compostáveis, bem como regressar ao uso de materiais tradicionais como o vidro, o metal ou o cartão.

Todos os bens do corredor vão ser identificados com um logótipo específico para produtos completamente embalados sem recurso a plástico.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.