Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Brexit: Não é possível período de transição de "duração indeterminada"

O negociador-chefe da União Europeia para o 'Brexit', Michel Barnier, advogou hoje que não é possível um período de transição de duração indeterminada após a saída do Reino Unido da entidade comunitária, como pretende o Governo britânico.

Brexit: Não é possível período de transição de "duração indeterminada"
Notícias ao Minuto

15:20 - 27/02/18 por Lusa

Mundo Michel Barnier

"Propusemos, logicamente, que terminasse a 31 de dezembro de 2020, coincidindo com o final do quadro financeiro plurianual. Parece-nos que o Reino Unido deseja manter aberta essa duração, o que não é possível", defendeu em Bruxelas, após ter estado reunido, no Conselho dos Assuntos Gerais, com representantes dos países que permanecerão na UE depois da saída dos britânicos, prevista para 29 de março de 2019.

Na reunião, o negociador-chefe para o 'Brexit' fez um ponto de situação sobre as negociações com Londres e sobre o texto que deve ser publicado na quarta-feira e que será um primeiro esboço jurídico do acordo de saída do Reino Unido da UE.

"É claro que o período de transição deve ser curto", disse ainda Barnier, que lembrou que o organismo comunitário propôs 21 meses para a sua duração, de modo a coincidir com o término do orçamento plurianual da UE, em vigor até ao final de 2020.

Na quarta-feira, o negociador comunitário vai detalhar o evoluir das negociações numa conferência de imprensa em Bruxelas.

Em 29 de janeiro, os Estados-membros aprovaram as diretrizes para negociar o período de transição pós-'Brexit' com o Reino Unido, que terminará a 31 de dezembro de 2020.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório