Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Detida terrorista peruana que se escondia num bar de Madrid há dez anos

Pertenceu ao Sendero Luminoso, mas quando foi encontrada era dona de um bar e levava a neta ao colégio.

Detida terrorista peruana que se escondia num bar de Madrid há dez anos
Notícias ao Minuto

12:48 - 27/02/18 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

María transformou-se em Marian ao chegar a Espanha vinda do Peru, onde era membro do Sendero Luminoso, considerado o maior movimento terrorista daquele país.

Aos 37 anos, passou de María Hilda Pérez Zamora para Marian Hilda Pérez Zambrano e essa simples mudança de nome conseguiu mantê-la escondida durante mais de dez anos. Até na sexta-feira passada ser detida em sua casa, em Madrid, através de um mandado internacional de detenção e extradição por terrorismo, conta o El País.

Avó e dona de um bar em Madrid, no país natal está acusada de ter matado dois polícias e um civil em 1990. Quando a polícia lhe apareceu à porta, a vida que tinha criado em Espanha começou a desvanecer-se.

Aos 47 anos, com um aspeto muito diferente da mulher que aparecia nas fotografias dos arquivos policiais a segurar uma Kalashnikov, tinha rompido completamente com o seu passado terrorista.

Depois de ser detida e levada para a esquadra, Marian voltou a ser María e recordou com calma os tempos que já tinha esquecido: a pobreza da família e o medo que tinha de voltar a um país que já não conhecia, sempre com a consciência de que ia passar o resto da vida atrás das grades.

O bar da família mantém-se aberto e a ser gerido pelo marido e pelas filhas. María continua em prisão preventiva e o seu regresso ao Peru é iminente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório