Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Mulheres exploradas sexualmente em troca de ajuda humanitária

Outros trabalhadores afirmam que os homens trocam comida e boleias por favores sexuais.

Mulheres exploradas sexualmente em troca de ajuda humanitária
Notícias ao Minuto

08:24 - 27/02/18 por Sara Gouveia

Mundo Síria

Mulheres na Síria estarão a ser exploradas sexualmente por homens encarregues de lhes entregar ajuda em nome das Nações Unidas e de outras associações de ajuda internacionais.

Segundo alguns funcionários denunciaram à BBC, esses homens trocam comida e boleias por favores sexuais.

Apesar de avisos constantes sobre abusos desde há três anos, um novo relatório 'Vozes da Síria 2018' demonstra que estes continuam a existir no sul do país.

As agências das Nações Unidas e as restantes associações têm dito ter tolerância zero para com casos de exploração e afirmam não estar a par de qualquer caso de abuso na região.

Segundo funcionários revelaram, à BBC, a exploração sexual está de tal forma por toda a parte no país, que há mulheres sírias a recusar-se ir a centros de distribuição, porque as pessoas automaticamente assumiriam que tinham oferecido o seu corpo em troca da ajuda que tinham trazido para casa.

Um dos trabalhadores referiu ainda que algumas agências humanitárias estão a ignorar deliberadamente o que se passa, porque usar terceiros e agentes locais era a única forma de levar ajuda às zonas mais perigosas da Síria e onde a ajuda internacional não conseguia chegar.

Segundo o relatório, o grupo de mulheres mais vulneráveis a serem exploradas sexualmente seria o das mulheres sem um homem para as proteger, como viúvas ou divorciadas. No entanto, apesar de o relatório ser referente a este ano, estes casos já têm sido reportados desde 2015.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório