Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Polacos que ajudaram judeus pedem diálogo entre Polónia e Israel

Polacos cristãos que ajudaram judeus durante o Holocausto apelaram hoje às autoridades polacas e israelitas para voltarem a um caminho de "diálogo e reconciliação", num contexto de crise diplomática entre os dois países.

Polacos que ajudaram judeus pedem diálogo entre Polónia e Israel
Notícias ao Minuto

13:48 - 26/02/18 por Lusa

Mundo Holocausto

O desentendimento deve-se a uma nova lei polaca que criminaliza a atribuição à Polónia dos crimes do Holocausto da Alemanha nazi, medida que irritou Israel, que a considera uma tentativa de branquear as ações dos polacos que mataram judeus durante a Segunda Guerra Mundial.

Cinquenta polacos cristãos, que se intitulam os últimos sobreviventes dos mais de 6.700 polacos considerados por Israel "Justos entre as Nações" -- não judeus que arriscaram as suas vidas para esconder judeus das forças alemãs ocupantes -, fizeram o apelo numa carta aberta, dirigida aos governos e parlamentos de Israel e Polónia.

Os signatários referem que se opõem às divisões entre polacos e judeus e que buscam um "futuro baseado na amizade, solidariedade e verdade".

Responsáveis polacos insistem que a lei não será usada contra ninguém que diz a verdade, mas apenas contra os que difamam a Polónia com mentiras.

No contexto da crise diplomática houve um ressurgimento de comentários abertamente antissemitas na vida pública polaca.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório