Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

Turquia pede formalmente extradição de ex-líder curdo-sírio

Ancara pediu formalmente à República Checa a extradição do ex-líder do braço político das milícias curdas contra as quais a Turquia luta na Síria, Salih Muslim, disse hoje o vice-primeiro-ministro turco, Bekir Bozdag.

Turquia pede formalmente extradição de ex-líder curdo-sírio
Notícias ao Minuto

11:38 - 26/02/18 por Lusa

Mundo Ancara

O antigo dirigente do Partido da União Democrática (PYD) foi detido em Praga no sábado, com base numa ordem de detenção internacional da Interpol pedida pela Turquia.

Salih Muslim, sírio de origem curda, foi até setembro líder do PYD, a principal força política dos curdos da Síria e braço político da milícia Unidades de Proteção do Povo (YPG), que a Turquia considera terrorista, apesar de ser aliada dos Estados Unidos na luta contra o grupo extremista Estado Islâmico.

A ordem de detenção liga Salih Muslim a um atentado à bomba ocorrido em fevereiro de 2016 em Ancara e atribuído à guerrilha curda do Partido de Trabalhadores do Curdistão (PKK), proscrito na Turquia e ao qual o PYD está ligado, segundo o governo turco.

"Queremos garantir a extradição de Muslim para a Turquia", disse Bozdag numa entrevista ao canal turco NTV.

"Hoje Muslim comparecerá perante um tribunal da República Checa e decidir-se-á", adiantou.

A Turquia lançou, em finais de janeiro, uma ofensiva na região síria de Afrine contra as milícias YPG, que já causaram a morte de pelo menos 130 civis, entre os quais 25 crianças, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório