Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

De sem-abrigo a reconhecido fotógrafo de casamentos

História de Casten Schertzer prova que é possível cada ser humano alterar as probabilidades do seu destino.

De sem-abrigo a reconhecido fotógrafo de casamentos
Notícias ao Minuto

10:10 - 25/02/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo São Francisco

Aos 15 anos, Carsten Schertzer deambulava e dormia nas ruas do Sul da Califórnia, fugindo, assim, do ambiente de drogas e de delinquência que se respirava em casa dos pais. A sua história, contada pelo jornal El País, prova que é possível alterar o destino. E o de Carsten tinha tudo para não ser diferente do dos pais.

Com uma pequena câmara, o jovem ganhava alguns trocos fotografando skaters e vendendo-lhes as imagens. Ao reparar no talento do jovem, um amigo seu que estava prestes a casar convidou-o para ser o fotógrafo da cerimónia. Estava dado o primeiro passo. “No momento em que fiz o primeiro casamento, tive que me dedicar”, conta Carsten.

Aos 18 anos, o jovem decide ir para São Francisco, onde viveu num carro abandonado. Aí, usava o Starbucks para encontrar novos clientes que quisessem confiar-lhe as fotografias dos seus casamentos. Pouco a pouco foram chegando clientes e o portefólio aumentando.

Agora, com 24 anos, é um fotógrafo de renome em São Francisco, tendo já arrecadado diversos prémios prestigiantes.

“A fotografia de casamento deu-me a oportunidade de me expressar, mas, mais importante, tirou-me da rua", sublinha.

Até à data, Carsten percorreu 12 países demonstrando seu talento, mas sem esquecer seu passado. "Quando se está constantemente a lutar para sobreviver, não se tem tempo para criatividade, paixão ou auto-expressão”, lembra, afirmando que olha para o seu passado “com orgulho”. “A fotografia ensinou-me a ver as coisas como elas são", diz. 

Para ver mais fotografias, pode fazê-lo através do Instagram do fotógrafo. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório