Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Presidente mexicano adia visita a Washington depois de discutir com Trump

O presidente mexicano voltou a adiar uma visita oficial aos Estados Unidos depois de ter discutido ao telefone com Donald Trump, que insiste que o México pague a construção de um muro entre os dois países.

Presidente mexicano adia visita a Washington depois de discutir com Trump
Notícias ao Minuto

06:38 - 25/02/18 por Lusa

Mundo Tensão

Segundo avança o jornal Washington Post, a conversa telefónica entre Penã Nieto e Trump ocorreu no passado dia 20 de fevereiro e foi marcada por um tom de conflito por causa do muro, que foi umas principais e mais polémicas promessas eleitorais do presidente americano.

Nas presidenciais de 2016, Donald Trump prometeu erguer um muro entre os dois países para travar a emigração clandestina e garantiu que seria o México a suportar os custos da construção.

O México tem dito repetidamente que não irá pagar o muro. "O México não acredita em muros. Já disse várias vezes, o México não pagará nenhum muro", declarou Penã Nieto num vídeo publicado no Twitter.

Depois de ser tornado público que Trump assinou uma ordem executiva que decreta o início da construção do muro, em janeiro de 2017, o presidente mexicano adiou pela primeira vez uma visita oficial ao vizinho do norte.

Esforços diplomáticos reabriram nos últimos meses a possibilidade de uma visita de Nieto à Casa Branca, mas tudo falhou, novamente, devido ao desentendimento ao telefone com Trump.

Segundo o Washington Post, que cita fontes dos dois países, Trump "perdeu as estribeiras" durante a chamada com Penã Nieto. Fontes da Casa Branca dizem que Trump sente-se "frustrado" ao verificar que Nieto não entende que "não é razoável" esperar que deixe cair a intenção de obrigar o México a pagar o muro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório