Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Três mortos em dois ataques suicidas no sul do Afeganistão

Pelo menos três agentes de segurança morreram hoje na província de Helmand, no Afeganistão, em resultado de dois ataques separados de bombistas suicidas, revelou hoje o porta-voz do governador provincial.

Três mortos em dois ataques suicidas no sul do Afeganistão
Notícias ao Minuto

06:45 - 24/02/18 por Lusa

Mundo Cabul

Omar Zwak, porta-voz do governador de Helmand, revelou que um bombista suicida que conduzia um carro armadilhado foi morto por soldados afegãos. A viatura desgovernada acabou por explodir à entrada da base military de Nad Aaki, matando dois soldados e ferindo um terceiro.

Um segundo ataque suicida ocorreu junto à base militar da capital de Helmand, Lashkar Gah, matando um agente de segurança e ferindo mais sete pessoas.

Um porta-voz dos Taliban, Qari Yusouf, reclamou a responsabilidade pelos dois ataques suicidas em Helmand.

Também hoje, um bombista suicida fez-se explodir na zona das embaixadas, em Cabul, capital do Afeganistão, matando uma pessoa e ferindo pelo menos outras seis, a poucas dezenas de metros do quartel-general da Nato, revelou o governo afegão.

O porta-voz do Ministério do Interior do Afeganistão, Najib Danish, admitiu que o número de vítimas mortais pode vir a aumentar.

Até agora, ninguém reclamou a autoria do atentado, mas no passado os Taliban e o grupo terrorista Estado Islâmico promoveram atentados semelhantes em Cabul.

No passado dia 28 de janeiro um ataque reivindicado pelos taliban matou 95 pessoas em Cabul, através da explosão de uma ambulância no centro da capital afegã, conduzida por um bombista suicida.

Desde 2015, os Taliban e o Estado Islâmico alimentam uma guerra sangrenta, somando-se aos conflitos que cada grupo tem com as forças afegãs.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório