Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Diretor da UNICEF demite-se por "comportamento inadequado"

Justin Forsyth tem sido alvo de denúncias de assédio sexual durante o tempo em que liderou a Save the Children.

Diretor da UNICEF demite-se por "comportamento inadequado"
Notícias ao Minuto

17:26 - 22/02/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Justin Forsyth

O diretor executivo adjunto da UNICEF, Justin Forsyth, apresentou a sua demissão esta quinta-feira. Em causa estão as três queixas apresentadas por "comportamento inadequado" com três mulheres, durante o tempo em que Forsyth esteve à frente da associação Save the Children.

Justin Forsyth foi acusado de assediar estas três mulheres, enviando-lhes mensagens impróprias. 

Em comunicado, Forsyth diz que não abandona UNICEF pelos erros cometidos durante o tempo em que esteve na Save the Children, mas sim pelos danos que o que seu caso poderá causar à UNICEF e à Save the Children.

“Quero deixar bem claro que não me estou a demitir da UNICEF por erros cometidos na Save the Children”, afirmou, no documento citado pela Sky News. “Demito-me pelo perigo dos danos que estes casos podem causar, na UNICEF, na Save the Children e numa causa maior. São duas organização que amo e admiro verdadeiramente”, reiterou.

Forsyth diz que, na altura dos casos de assédio, pediu desculpas às três mulheres envolvidas e garante que "os casos foram tratados através de um processo adequado há uns anos". 

As Nações Unidas afirmaram que têm uma abordagem de tolerância zero para casos de assédio e de abuso sexual e que, nesse sentido, irá tomar medidas para aumentar o apoio dado às vítimas destes abusos. 

O secretário-geral da ONU, António Guterres, criou um grupo de trabalho para tratar de casos de assédio sexual dentro da organização em dezembro do ano passado. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório