Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Macron pede "uma trégua" na Ghouta Oriental "o mais rápido possível"

O Presidente francês, Emmanuel Macron, pediu hoje "uma trégua" na Ghouta Oriental, enclave rebelde a leste de Damasco, onde o regime sírio matou desde domingo 296 pessoas, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Macron pede "uma trégua" na Ghouta Oriental "o mais rápido possível"
Notícias ao Minuto

16:42 - 21/02/18 por Lusa

Mundo Síria

"A França pede uma trégua na Ghouta Oriental para garantir a retirada necessária dos civis, a criação de todos os acessos humanitários indispensáveis, o mais rápido possível", declarou Macron aos jornalistas após um encontro com o Presidente da Libéria, George Weah.

O OSDH indicou hoje que, desde domingo, 296 pessoas, das quais 71 crianças e 42 mulheres, foram mortas e outras 1.400 ficaram feridas nos bombardeamentos do regime de Bashar al-Assad contra Ghouta Oriental.

As tropas de Damasco preparar-se-ão para desencadear uma operação terrestre de envergadura contra este bastião rebelde sitiado desde 2015 e onde ainda permanecem 400.000 pessoas.

"A França está plenamente comprometida no quadro da coligação internacional na Síria para lutar contra os terroristas islâmicos, mas o que se passa na Ghouta Oriental atualmente é claramente, vigorosamente condenado pela França", adiantou Macron.

"Sob pretexto da luta contra os terroristas, o regime, com alguns dos seus aliados, decidiu atacar populações civis e presumivelmente alguns dos seus opositores", disse ainda o presidente francês, indicando ser por isso que Paris pede "uma trégua".

"Pedimos assim a aprovação imediata de uma resolução das Nações Unidas sobre este assunto", precisou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório