Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Fronteira de Rafha entre Gaza e o Egito aberta durante quatro dias

O Egito e as autoridades palestinianas em Gaza anunciaram hoje que a fronteira de Rafah, que faz a ligação com o deserto do Sinai egípcio, vai permanecer aberto durante quatro dias para permitir o trânsito em ambas as direções.

Fronteira de Rafha entre Gaza e o Egito aberta durante quatro dias
Notícias ao Minuto

10:32 - 21/02/18 por Lusa

Mundo Médio Oriente

O movimento islâmico Hamas e o embaixador palestiniano no Cairo, Deyab Alouh, informaram hoje através de um comunicado que a passagem entre a Faixa de Gaza e o Sinai vai manter-se aberta até sábado.

A medida vai permitir o transporte de doentes, estudantes e pessoas com dupla nacionalidade, assim como a entrada em Gaza de residentes palestinianos que se encontram no lado egípcio.

A fronteira está habitualmente encerrada, desde a tomada do poder por Abdelfatah al Sisi, em 2014, mas esteve aberta no princípio do mês de fevereiro durante três dias.

A Autoridade de Fronteiras encontra-se sob o controlo da Autoridade Nacional Palestiniana desde o acordo de reconciliação alcançado no Cairo no passado mês de outubro entre o partido nacionalista Al Fatha e o Hamas - que tem de devolver gradualmente o poder ao governo palestiniano.

Mesmo assim, e apesar das responsabilidades formais, o Hamas mantém o controlo da segurança em Gaza, pelo que coordena os pedidos de viagem e o trajeto até à zona de Rafah, assim como as entradas e saídas do território através da fronteira.

A abertura de Rafah é fundamental para os dois milhões de habitantes de Gaza porque é o único acesso que não passa por Israel.

Os israelitas mantêm o bloqueio ao território desde que o Hamas tomou o poder em 2007, limitando a circulação de pessoas e bens.

O Departamento dos Assuntos Internos do Hamas em Gaza assinalou este mês que 25 mil pessoas, incluindo doentes e estudantes precisam de se deslocar ao estrangeiro através do Egito visto que se encontram proibidos, por Israel, a cruzar os pontos de ligação com a Jordânia, Cisjordânia e Jerusalém.

O Hamas já solicitou ao Cairo manter a fronteira de Rafha - permanentemente aberta - mas o pedido ainda se encontra bloqueado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório