Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Não há solução: Em 2300, nível da água do mar terá subido 90 centímetros

Há previsões bastante pessimistas para os próximos séculos, mas investigação alemã diz que já há pelo menos uma certeza.

Não há solução: Em 2300, nível da água do mar terá subido 90 centímetros
Notícias ao Minuto

20:32 - 20/02/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estudo

O nível da água do mar deverá subir 90 centímetros, a nível global, até 2300, um número que deverá piorar dependendo do tempo que se demorar a reduzir as emissões de carbono, afirmam cientistas alemães, esta terça-feira.

O estudo, levado a cabo pelo Instituto de Potsdam para a Investigação às Alterações Climáticas, escreve que “para milhões de pessoas a viver em zonas costeiras em todo o mundo, cada centímetro pode fazer uma diferença abismal” e que “para limitar os riscos da subida do nível do mar, a redução imediata do dióxido de carbono é essencial”.

A Reuters escreve que a subida do nível do mar é um perigo para cidades costeiras e para nações inteiras que vivem rodeadas de água, como as Maldivas, no oceano Índico, ou Quiribati, no oceano Pacífico. Dezenas de milhões de pessoas vivem em zonas onde uma subida de 90 centímetros submergiria as suas casas, explica a agência.

“O aumento do nível da água do mar é uma consequência grave das alterações climáticas que irá continuar muito depois do fim das emissões de gases de efeito de estufa”, avisa o estudo, publicado na plataforma britânica especializada Nature Communications.

O ensaio explica que mesmo que os países cumpram todos os objetivos do Acordo de Paris, um tratado no âmbito da convenção das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês), a subida de 90 centímetros vai acontecer.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório