Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

O poderoso apelo de sobrevivente do tiroteio na Florida (que já é viral)

Emma Gonzalez tornou-se o mais recente símbolo da luta pelo controlo da circulação de armas nos Estados Unidos. A estudante que sobreviveu ao tiroteio da semana passada criticou Trump e os políticos norte-americanos pelo dinheiro que recebem da NRA.

Notícias ao Minuto

08:35 - 19/02/18 por Fábio Nunes

Mundo Estados Unidos

No rescaldo do tiroteio na escola Marjory Stoneman Douglas, na Florida, no qual morreram 17 pessoas, há uma nova onda de protestos e de apelo por um controlo mais apertado da venda e circulação de armas nos Estados Unidos.

O apelo não é novo mas ganhou novas vozes e entre estas destaca-se a de Emma Gonzalez, uma estudante de 18 anos, que sobreviveu ao tiroteio da passada quarta-feira, que matou 17 pessoas. Centenas de estudantes, professores, familiares e apoiantes juntaram-se este sábado em frente ao tribunal federal de Fort Lauderdale para exigir um controlo mais apertado.

“Eles (políticos) dizem que leis mais rígidas de controlo de armas não vão diminuir a violência com armas, nós dizemos que isso é uma treta. Eles dizem que uma pessoa boa com uma arma para uma pessoa má com uma arma, nós dizemos que é uma treta. Eles dizem que as armas são apenas ferramentas como as facas e que são tão perigosas como os carros, nós dizemos que é uma treta. Eles dizem que nenhuma lei poderia evitar as centenas de tragédias sem sentido que já aconteceram, nós dizemos que é uma treta. Dizem que nós miúdos não sabemos do que estamos a falar, que somos demasiados novos para perceber como é que o governo funciona, nós dizemos que é uma treta”, disse, visivelmente emocionada, Emma Gonzalez durante um discurso que já se tornou viral.

A jovem afirmou que ela e os restantes sobreviventes do tiroteio da passada quarta-feira não vão ser “mais uma estatística de um tiroteio em massa nos Estados Unidos...nós vamos ser o último tiroteio em massa”. E criticou Donald Trump e os políticos norte-americanos que são financiados pela NRA, a associação nacional de armas.

“Se o presidente quiser vir ter comigo e dizer-me que foi uma terrível tragédia e como nunca deveria ter acontecido, e continuar a dizer que nada vai ser feito acerca disto, eu vou perguntar-lhe quanto dinheiro recebeu da NRA”, fez sobressair Emma Gonzalez, acrescentando logo de seguida a resposta: “30 milhões de dólares (cerca de 24 milhões de euros)”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório