Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 23º

Membro da Al-Qaeda condenado a prisão perpétua em Nova Iorque

Tinha sido condenado em março de 2017. A sentença foi agora conhecida.

Membro da Al-Qaeda condenado a prisão perpétua em Nova Iorque
Notícias ao Minuto

22:41 - 17/02/18 por Pedro Filipe Pina

Mundo Ibrahim Harun

Ibrahim Suleiman Adnan Harun foi condenado a uma pena de prisão perpétua num tribunal nova-iorquino pela sua ligação à Al-Qaeda.

Ibrahim Harun estava acusado de várias atividades ligadas ao terrorismo. A investigação associou a ligações de há vários anos, no tempo em Bin Laden era o 'cérebro' da organização terrorista.

Em março de 2003, Ibrahim foi ferido na sequência de uma emboscada a uma base militar no Afeganistão onde morreram dois militares norte-americanos.

Harun conseguiu fugir para o Paquistão e participou mais tarde em novas atividades da Al-Qaeda, desta vez na Nigéria, onde tinha como missão detonar uma bomba junto à embaixada dos Estados Unidos no país, recorda a CNN.

A missão falhou e Ibrahim só seria detido mais tarde, em junho de 2011, pelas autoridades italianas. Estava a bordo de um barco no Mar Mediterrâneo que transportava cerca de 1.200 refugiados oriundos da Líbia.

Harun terá confessado envolvimento em operações terroristas da Al-Qaeda às autoridades italianas. Itália entregou-o às autoridades norte-americanas em 2012, após ter sido acordado que Harun não seria condenado à pena de morte.

Harun irá agora passar o resto da vida na cadeia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório