Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 26º

EUA ordenam "revisão imediata" de protocolos do FBI após falha na Florida

O Procurador-Geral dos EUA ordenou hoje uma "revisão imediata" de protocolos policiais e judiciais, depois de o FBI admitir que não investigou informações de que o autor do tiroteio na Florida podia estar a preparar um ataque.

EUA ordenam "revisão imediata" de protocolos do FBI após falha na Florida
Notícias ao Minuto

23:45 - 16/02/18 por Lusa

Mundo Tiroteio

"Dei ordens ao procurador-geral adjunto para que efetue uma revisão imediata dos nossos processos, aqui no Departamento de Justiça e no FBI, para assegurar que atingimos o nível mais elevado de resposta efetiva e rápida aos sinais que nos chegam de risco de violência", anunciou o Procurador-Geral, Jeff Sessions, em comunicado.

"O FBI e os nossos parceiros estaduais e locais devem agir sem falhas para prevenir todos os ataques. Isto é imperioso e temos de fazê-lo melhor", acrescentou.

A polícia federal dos Estados Unidos admitiu hoje que não investigou uma denúncia que recebeu a 05 de janeiro de alguém próximo de Nikolas Cruz, o autor confesso do tiroteio de quarta-feira numa escola da Florida em que morreram 17 pessoas e 14 ficaram feridas.

A informação recebida pelo FBI incluía referências à posse de várias armas pelo jovem e elementos que o descreviam como alguém com "um comportamento errático" e que publicava mensagens "preocupantes" nas redes sociais, nas quais dizia que queria entrar a disparar numa escola e que tinha "desejo de matar".

Por razões que não foram explicadas, o FBI não seguiu o protocolo para estes casos e não comunicou esta informação aos seus serviços em Miami (Florida) nem à polícia local.

Sessions precisou no comunicado que também deve ser "revista a forma como se responde" a uma informação, podendo ficar por exemplo definida "a audição de familiares, funcionários de saúde mental, educadores e polícia local".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório