Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Do YouTube ao FBI, já tinha havido avisos sobre o atirador da Florida

Houve denúncia há meses, na sequência de um comentário. FBI vai analisar se fez tudo o que devia.

Do YouTube ao FBI, já tinha havido avisos sobre o atirador da Florida
Notícias ao Minuto

19:59 - 15/02/18 por Pedro Filipe Pina

Mundo Estados Unidos

Nikolas Cruz (na imagem) é o jovem de 19 anos, ex-aluno do liceu Marjory Stoneman Douglas, que na última quarta-feira entrou armado na antiga escola e matou 17 pessoas, ferindo outras 14.

Ainda há muito por descobrir sobre o que levou Nikolas Cruz, jovem seria obcecado por armas e que até terá participado em programas de treino militar para menores, a agir da forma brutal como agiu. Mas além destes já tinha havido mais sinais sobre o seu comportamento.

A agência Reuters adianta que o FBI abriu um inquérito interno para saber se fez tudo o que era suposto, na sequência de uma denúncia ocorrida há meses relativamente a Nikolas Cruz.

A denúncia, sabe-se agora, foi feita em setembro de 2017 por um utilizador do YouTube que tinha, num vídeo seu publicado na plataforma, um comentário da autoria de Nikolas Cruz: "I'm going to be a professional school shooter" (algo como, 'vou ser um atirador profissional na escola').

Na altura, Ben Bennight, o utilizador do YouTube que se apercebeu do documentário, denunciou-o ao YouTube. A plataforma acabou por retirar o comentário pouco depois, mas Ben Bennight não se ficou por aqui: tirou uma fotografia ao comentário e enviou-a ao FBI.

O email que existia para as denúncias não funcionava. Mas este utilizador acabou por enviar a mesma denúncia para o escritório local do FBI.

No dia seguinte, dois agentes do FBI foram ter ao seu escritório. Perguntaram-lhe sobre o comentário de Nikolas Cruz mas Ben Bennight não tinha as informações que procuravam (quem e de onde era o autor do comentário). O FBI não deu novo seguimento ao caso. Até esta quinta-feira.

Hoje, o utilizador no YouTube, dá conta a BBC, publicou um novo vídeo a contar que hoje foi visitado, em sua casa, por outros dois agentes do FBI. No vídeo que publicou, Ben Bennight diz que gostava de "poder ter dado mais informações aos agentes". Mas que espera que tenha sido fácil chegarem agora até ele, precisamente porque já tinham Nikolas Cruz no topo das suas prioridades.

Nikolas Cruz ainda fugiu do local do tiroteio mas acabou por ser detido pela polícia. Foi esta quinta-feira presente a tribunal pela primeira vez.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório