Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Estados Unidos "estão ao lado" do Líbano

O secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, afirmou hoje que os Estados Unidos "estão ao lado" do Líbano, após se ter encontrado em Beirute com o presidente Michel Aoun.

Estados Unidos "estão ao lado" do Líbano
Notícias ao Minuto

12:18 - 15/02/18 por Lusa

Mundo Rex Tillerson

Na primeira visita de um responsável norte-americano deste nível em quatro anos, Tillerson está no Líbano durante algumas horas no quadro de uma deslocação ao Médio Oriente.

"Os Estados Unidos estão ao lado do povo libanês, por um Líbano livre e democrático", afirmou o chefe da diplomacia norte-americana numa mensagem deixada no livro da presidência libanesa, desejando "estabilidade e prosperidade para o futuro" do Líbano.

A visita ocorre num contexto de tensão entre o Líbano e Israel e o governo libanês integra o movimento xiita Hezbollah, aliado do Irão e classificado como "grupo terrorista" por Washington.

Tillerson também se encontrou com o presidente do parlamento, Nabih Berri, e deve participar numa conferência de imprensa com o primeiro-ministro, Saad Hariri.

Durante a visita ao Líbano do secretário de Estado norte-americano, Beirute pretende denunciar as "ameaças israelitas" na fronteira entre os dois países, segundo fontes diplomáticas.

As autoridades libanesas subiram o tom nas últimas semanas contra a construção por Israel de um muro fronteiriço em betão que, segundo Beirute, entra dentro do território libanês.

Os dois vizinhos, tecnicamente em guerra, também se defrontam no dossier das explorações de hidrocarbonetos no Mediterrâneo, outra das questões a evocar, segundo diplomatas libaneses.

O Líbano assinou recentemente o seu primeiro contrato de prospeção e um dos blocos em causa encontra-se numa zona marítima disputada com Israel.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório