Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Filmado momento em que menina com Alzheimer diz 'amo-te' pela última vez

Pais revelam que a sua capacidade de diálogo tem-se deteriorado de dia para dia.

Notícias ao Minuto

12:26 - 15/02/18 por Andrea Pinto

Mundo Doença

Keira Esposito tem apenas oito anos e sofre de um síndrome raro: Alzheimer infantil. A menina foi diagnosticada com a doença rara, também conhecida como síndrome de  Sanfilippo, em setembro de 2015.

A doença significa que a menina padece de uma deficiência de enzimas, que impede que o corpo consiga degradar longas cadeias de moléculas de açúcares chamadas glicosaminoglicanos (GAGs) ou mucopolissacáridos.

O resultado, explica a Associação  Sanfilippo Portugal (ASFP), é um declínio progressivo, problemas de comportamento, distúrbios do sono, inflamação de alguns órgãos e uma esperança média de vida reduzida.

É o que está a suceder com Keira. A capacidade de diálogo da menina deteriorou-se a partir do momento em que a mesma foi diagnosticada com a doença, motivo pelo qual os pais quiseram registar alguns dos momentos mais especiais. 

No vídeo que agora partilham, e que querem que sirva para dar a conhecer melhor a doença, a menina é filmada a dizer 'amo-te'. Esta terá sido a última vez que o fez, de acordo com o revelado pelos pais ao Mirror.

As imagens foram gravadas em 2016 e revela o pai que torna-se difícil revê-las, tendo em conta que a criança já não parece a mesma.

Na maioria dos casos, as crianças que sofrem desta doença, morrem antes de completarem 15 anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório