Meteorologia

  • 17 OUTUBRO 2018
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 15º

Edição

Marcelo enviou condolências à rainha da Dinamarca pela morte do marido

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, enviou hoje uma mensagem de condolências à rainha da Dinamarca, Margarida II, pela morte do seu marido, o príncipe Henrique.

Marcelo enviou condolências à rainha da Dinamarca pela morte do marido
Notícias ao Minuto

16:32 - 14/02/18 por Lusa

Mundo Óbito

O príncipe Henrique da Dinamarca, marido da rainha Margarida, morreu na terça-feira, aos 83 anos, na sequência de uma infeção respiratória, anunciou a Casa Real deste país escandinavo.

"O Presidente da República enviou uma mensagem de condolências a Sua Majestade a Rainha Margarida II, pelo falecimento do seu marido, S. M. o Príncipe Henrique", pode ler-se numa nota publicada no 'site' da Presidência da República na Internet.

Marcelo Rebelo de Sousa "transmitiu à sua congénere dinamarquesa, à Família Real e a todos os dinamarqueses, as suas condolências e votos de sentido pesar".

O príncipe-consorte, de origem francesa, tinha sido obrigado a interromper as férias no Egito para regressar a Copenhaga, onde foi internado, a 28 de janeiro, com uma infeção respiratória. Após vários exames foi descoberto que tinha um tumor benigno no pulmão esquerdo.

Henrique nasceu em Talence, perto de Bordéus e foi batizado com o nome Henri Marie Jean André de Laborde de Monpezat.

Filho de um empresário com negócios na Ásia, estudou Direito e Ciência Política, na Sorbonne, em Paris. Em 1963, depois de ter servido o exército francês na Guerra da Argélia, foi trabalhar como secretário da embaixada francesa em Londres, onde esteve até 1967.

No mesmo ano casou-se com a herdeira ao trono dinamarquês na escola naval de Copenhaga, que viria a tornar-se rainha em 1972. Deixa dois filhos, o príncipe herdeiro Frederico e o príncipe Joaquim.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório