Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Turquia destaca 1.200 soldados para confrontar mílicias curdas do PKK

O Governo turco destacou hoje 1.200 militares para fazer face à presença do grupo armado do Partido dos Trabalhadores do Kurdistão (PKK), na região de Diyarbakir, capital das regiões curdas no sudeste turco da Anatolia.

Turquia destaca 1.200 soldados para confrontar mílicias curdas do PKK
Notícias ao Minuto

15:17 - 14/02/18 por Lusa

Mundo Governo

A força, composta por militares e milícias locais conhecidas como 'korucu', que acompanham frequentemente as patrulhas, tomaram já o controlo de 71 aldeias entre os municípios de Silvan, Hazro, Kulp e Lice, noticiou o diário Hurriyet.

Na operação militar participam helicópteros e aviões não tripulados com câmaras térmicas, assim como equipas com cães treinados para perseguir os curdos do braço armado do PKK, assinalou o jornal.

As vias de comunicação têm postos de controlo e as autoridades locais proibiram a saída de veículos nas zonas rurais.

A região de Lice, município em que se fundou o PKK, em 1978, é cenário habitual de protestos de movimentos curdos contra o Governo turco e ocasionalmente de confrontos armados entre o Exército e a guerrilha.

Nos últimos meses, quase todos os combates contra o braço armado do PKK ocorreram na província de Hakkari, situada na extremidade a sudeste da Turquia, fronteira ao Iraque.

O PKK, que reclama a autonomia do Curdistão e mais direitos políticos e culturais para os curdos na Turquia, é considerado uma organização terrorista por vários países, entre os quais os Estados Unidos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório