Meteorologia

  • 25 FEVEREIRO 2018
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 12º

Edição

Região síria de Guta Oriental recebe ajuda humanitária

Uma coluna humanitária, a primeira em meses, entrou hoje na região síria de Guta Oriental, principal bastião da oposição ao regime, nos arredores de Damasco, após a recente escalada de violência nesta zona que causou centenas de mortos.

Região síria de Guta Oriental recebe ajuda humanitária
Notícias ao Minuto

13:43 - 14/02/18 por Lusa

Mundo Damasco

Nove camiões com ajuda para 1.400 famílias entraram em Al Nashabieh, em Guta Oriental, disse à EFE a porta-voz do Crescente Vermelho da Síria, Mona Kurdy.

A organização do carregamento com assistência pertenceu ao Crescente Vermelho e à ONU, cujo Gabinete de Coordenação Humanitária (OCHA) confirmou no Twitter que a coluna cruzou "as linhas de conflito" em Al Nashabieh, para distribuir comida e outros abastecimentos sanitários a 7.200 pessoas.

Al Nashabieh está sob controlo da fação islamita armada Exército do Islão.

Trata-se da primeira coluna humanitária que chega a Guta Oriental desde finais de outubro.

Segundo dados da ONU, cerca de 400.000 pessoas estão encurraladas devido ao cerco a Guta Oriental, que está neste momento rodeada pelas forças governamentais sírias.

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos recordou hoje que mais de 720 pessoas doentes naquela área precisam de ser retiradas com urgência para poderem receber tratamento.

A última vez que foram retirados doentes e feridos da área ocorreu em finais de dezembro.

A chegada da coluna a Guta Oriental acontece depois de, na semana passada, centenas de pessoas terem morrido devido a bombardeamentos aéreos e de artilharia.

No início do mês de fevereiro, a ONU pediu uma pausa humanitária de pelo menos 30 dias para poder dar assistência a centenas de milhares de sírios em áreas cercadas ou difíceis de alcançar.

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.