Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Relatório realça "alarmante deterioração" da democracia na Venezuela

Um relatório da Comissão de Direitos Humanos da Organização de Estados Americanos advertiu hoje para a "alarmante deterioração" da democracia e dos direitos humanos na Venezuela nos últimos dois anos.

Relatório realça "alarmante deterioração" da democracia na Venezuela
Notícias ao Minuto

23:25 - 12/02/18 por Lusa

Mundo Crise

O documento, divulgado em Washington pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), tem o foco principal em 2017, período no qual frisa que "as graves ingerências dos poderes Executivo e Judicial no poder Legislativo" são um fator-chave na crise venezuelana.

O relatório refere também os "graves obstáculos" à participação em eleições, "altos níveis de corrupção", "um padrão de represálias" contra quem se manifesta contra o governo, "severas restrições à liberdade de expressão", "aumento da violência e da criminalidade" e "escassez generalizada de alimentos, medicamentos, material e consumíveis médico-hospitalares".

"A Comissão vem observando um enfraquecimento progressivo da institucionalidade democrática e da situação dos direitos humanos na Venezuela, que se intensificou de maneira alarmante nos últimos dois anos, especialmente em 2017", afirma o documento.

O presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, no cargo desde 2013, é acusado de uma deriva autoritária que tem levado a uma tensão crescente nas relações do país com a boa parte da comunidade internacional.

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) é o órgão principal e autónomo da Organização de Estados Americanos (OEA) e tem por mandato promover os direitos humanos no continente americano.

A CIDH está proibida de visitar a Venezuela desde 2002, durante a presidência de Hugo Chávez, ano em que fez um primeiro relatório muito crítico sobre direitos humanos e democracia na Venezuela, publicado em 2013.

A Venezuela decidiu nesse ano retirar-se da Convenção Interamericana de Direitos Humanos, mas a CIDH pode continuar a avaliar a situação no país (embora sem poder enviar qualquer caso para o Tribunal Interamericano de Direitos Humanos) até que seja efetiva a denúncia da carta, até 28 de abril 2019.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório