Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Lina, a menina que deu à luz aos 5 anos, é a mãe mais jovem da história

Lina tem hoje em dia 84 anos e o seu filho Gerardo morreu há 39 anos.

Lina, a menina que deu à luz aos 5 anos, é a mãe mais jovem da história
Notícias ao Minuto

12:17 - 12/02/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Peru

Lina Medina apareceu num hospital peruano, em 1939, grávida de oito meses. Poderia ser mais uma história de uma gravidez não desejada em tempos difíceis, não fosse o facto de esta mãe ter apenas cinco anos e seis meses, conforme foi confirmado pelo médico que a atendeu. Era o início da história mediática da mãe mais jovem do mundo.

José Sandoval, ginecologista, é o biógrafo de Lina Medina, que publica agora a história da sua vida de forma alargada, conforme explica o El Mundo. ‘Madre a los cinco años’ descreve o percurso da peruana desde a sua infância à gravidez inusitada, passando por todas as dificuldades que daí advieram.

Natural de Antacancha, no interior do Peru, ninguém sabia dizer o que se passaria com aquela criança, que passou inclusive por xamãs para tentar determinar a causa do crescimento do seu ventre. Sem respostas possíveis, o pai de Lina e um dos seus irmãos (eram nove) decidiram levá-la ao hospital, onde foi confirmada a gravidez para estupefação dos médicos.

Corria o mês de abril de 1939 e a notícia depressa correu o país. O pai e os cinco irmãos varões de Lina foram detidos e interrogados, mas sem se chegar a um culpado. A menina recusava-se a dizer quem era o pai do bebé que carregava e não havia como provar a paternidade.

Notícias ao MinutoÀ esquerda, Lina com nove meses de gravidez. À direita, Lina com o seu filho, Gerardo, quando eram coqueluche dos meios de comunicação social.© Reprodução

A 11 de maio de 1939, Lina foi submetida a uma cesariana e nasceu um menino com 2,7 quilos e 48 centímetros. Ficou entregue aos cuidados das enfermeiras do hospital, uma vez que Lina era demasiado nova para a responsabilidade e preferia brincar.

Notícias ao MinutoLina ainda no hospital, com o filho ao colo. A menina ainda tinha dentes de leite quando deu à luz© Reprodução

O cirurgião que fez o parto da menina retirou uma amostra dos ovários para perceber como foi possível aquela gravidez e confirmou que Lina sofria de puberdade precoce, ou seja, o seu útero era o de uma mulher adulta.

Gerardo, o filho, nome dado em homenagem ao médico que a operou, tinha apenas cinco anos de diferença da mãe. A história dos dois não viria a terminar feliz. Sempre viveram em dificuldades, apesar do interesse público na sua história (os apoios e doações cessaram, a dada altura), e Gerardo acabaria por se tornar alcoólico. Morreu aos 40 anos, em 1979.

Notícias ao MinutoÚltima fotografia conhecida de Lina, tirada em 2002.© Reprodução

Lina, que tinha voltado a casar e a ter outro filho, aos 38 anos, acabou por ficar viúva em 2009. Hoje tem 84 anos e mora em Pisco, a sua cidade natal, com familiares. Durante a sua vida, teve algumas ofertas de pequenas fortunas para contar quem era o pai de Gerardo, quem a engravidou com apenas cinco anos, mas nunca contou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório