Navio norueguês chega hoje a Moçambique para missão científica pesqueira

Um navio científico norueguês dedicado à investigação pesqueira chega hoje a Moçambique para uma missão de apoio ao país no âmbito de um acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

Notícia

© Lusa

Lusa
12/02/2018 09:20 ‧ 12/02/2018 por Lusa

Mundo

FAO

O navio, batizado com o nome do explorador Fridtjof Nansen, tem sete laboratórios de alta tecnologia e à semelhança do que tem feito noutras paragens vai recolher dados sobre a distribuição e abundância de recursos pesqueiros, biodiversidade e condições ambientais.

O objetivo consiste em "permitir que 31 países africanos recebam apoio técnico e científico, com o objetivo de reorientar a gestão das pescas" de forma sustentável.

A chegada do navio a Moçambique faz parte do programa de Abordagem do Ecossistema das Pescas EAF- Nansen, desenvolvido pela FAO, pela Agência Norueguesa para a Cooperação e Desenvolvimento (NORAD) e pelo Instituto Norueguês de Pesquisa Marinha (IMR).

Este programa visa abordar "os múltiplos impactos da ação humana no oceano Índico, incluindo a sobrepesca, as mudanças climáticas e a poluição sobre os recursos pesqueiros no meio ambiente marítimo, com a finalidade de preservar a sua produtividade para o benefício das gerações futuras".

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas