Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Justiça britânica diz que mandado de captura de Assange "continua válido"

Advogados de fundador do Wikileaks tinham pedido para que o mandado fosse retirado, uma vez que Julian Assange já não é procurado pela justiça sueca.

Justiça britânica diz que mandado de captura de Assange "continua válido"
Notícias ao Minuto

14:47 - 06/02/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo WikiLeaks

O mandado de captura contra o fundador da Wikileaks, Julian Assange, "continua válido", decretou esta terça-feira o Tribunal de Westminster.

Desta feita, o mandado de captura, em vigor desde 2012, mantém tal e qual como estava, o que contraria as pretensões dos advogados de Assange, que pretendiam que o mesmo fosse retirado.

De acordo com a fundamentação da defesa, a detenção "perdeu o seu propósito" devido ao facto de a Suécia ter retirado o pedido de extradição de Assange, que esteve a ser procurado pela justiça sueca devido a alegados crimes de abuso sexual. 

Julian Assange está refugiado na embaixada do Equador em Londres desde junho de 2012.

Em maio de 2017, a procuradoria sueca anunciou o fim do processo por violação contra o fundador do WikiLeaks, pondo fim a um caso que durava desde 2010.

No entanto, Assange recusa-se a abandonar a embaixada do Equador, temendo ser detido pelas autoridades, um receio confirmado esta terça-feira devido à decisão da justiça britânica, que continua a querer deter o fundador da Wikileaks. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório