Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Primeira-dama angolana com gabinete para apoiar projetos

A primeira-dama angolana, Ana Lourenço, vai ter um gabinete responsável por apoiar projetos, programas e campanhas para melhorar a condição de vida e o bem-estar da população, conforme decreto da Casa Civil do Presidente da República.

Primeira-dama angolana com gabinete para apoiar projetos
Notícias ao Minuto

14:55 - 05/02/18 por Lusa

Mundo Ana Lourenço

Segundo o decreto, de 29 de janeiro e ao qual a Lusa teve hoje acesso, o objetivo deste gabinete será contribuir, através da figura da primeira-dama, para um país "do qual os angolanos se possam orgulhar, resgatando os valores morais e sociais essenciais e desenvolvendo ações de ampla abrangência que produzam um impacto positivo na vida dos angolanos".

O gabinete de Ana Lourenço terá uma equipa de nove pessoas, nomeadamente secretários e consultores, e um orçamento garantido por dotação dos Órgãos Auxiliares do Presidente da República (OAPR), determina o mesmo decreto.

"O papel da primeira-dama da República deve ser desempenhado com base num conjunto de princípios éticos, morais e sociais que são imanentes do simbolismo que acarreta aquela entidade, dentre os quais sobrelevam a cortesia, a responsabilidade, a solidariedade, o respeito, a ética, o rigor e a inovação", justifica ainda o documento.

Entre outras competências, o gabinete da primeira-dama deverá atuar como "mobilizador no desenvolvimento de programas multissetoriais, nas áreas da economia local, desenvolvimento rural, assistência social, saúde, educação, cultura, arte e ambiente", bem como promover "campanhas e programas para prevenir e atender às necessidades de emergência ou calamidades, prestando solidariedade e outros suportes".

Também terá de identificar organizações interessadas em apoiar projetos para serem patrocinados pela primeira-dama, bem como apoiar entidades "que prestem especial atenção às crianças, jovens, mulheres e idosos".

Eleita deputada na lista do MPLA nas eleições gerais angolanas de 23 de agosto, Ana Dias Lourenço, de 60 anos, acabou por suspender o mandato em outubro, acompanhando regularmente o marido, João Lourenço, Presidente da República, em visitas no país e ao estrangeiro.

Formada em economia, além de ministra do Planeamento durante o Governo do ex-Presidente José Eduardo dos Santos, Ana Lourenço foi quadro do Banco Mundial e do Banco Africano de Desenvolvimento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório