Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Síria: Acusações norte-americanos de ataques químicos são "mentiras"

A Síria desmentiu hoje as recentes acusações dos Estados Unidos de que o regime teria utilizado armas químicas contra rebeldes numa zona perto de Damasco, que qualificou de "mentiras".

Síria: Acusações norte-americanos de ataques químicos são "mentiras"
Notícias ao Minuto

19:57 - 03/02/18 por Lusa

Mundo Damasco

"O Ministério dos Negócios Estrangeiros denuncia as falsas alegações dos Estados Unidos segundo as quais o governo sírio utilizou armas químicas na Ghouta Oriental", indicou uma fonte do ministério, citada pela agência oficial Sana.

A Ghouta Oriental, enclave rebelde a leste da capital síria, Damasco, cujos habitantes estão sitiados desde 2013 pelas forças do regime, é regularmente bombardeada pelo exército sírio.

Na sexta-feira, o ministro da Defesa norte-americano, Jim Mattis, disse que os Estados Unidos receavam que gás sarin tivesse sido utilizado recentemente na Síria.

"O que nos preocupa mais é a possibilidade de gás sarin ter sido utilizado" recentemente, referiu, precisando que os Estados Unidos não têm de momento provas que apoiem essa hipótese.

Organizações não-governamentais e grupos rebeldes "dizem que foi utilizado gás sarin. Por isso procuramos provas", disse Mattis.

Os Estados Unidos são os próprios a reconhecer que as suas declarações não são "baseadas em provas", disse o ministério sírio.

"Trata-se de mentiras baseadas nas histórias dos ditos parceiros dos norte-americanos no terreno", adiantou.

Um alto responsável norte-americano afirmou na quinta-feira que o regime de Bashar al-Assad e o grupo extremista Estado Islâmico "continuam a utilizar armas químicas".

Um outro responsável declarou que o Presidente Donald Trump "não exclui qualquer" opção e que "o uso da força militar continua a ser estudado".

Mais de 350.000 pessoas, incluindo mais de 100 mil civis, foram mortas desde o início da guerra na Síria em 2011, enquanto milhões foram obrigados a abandonar as suas casas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório