Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Nigel, o alcatraz, morreu como viveu, sozinho rodeado de aves de cimento

O ganso-patolas ou alcatraz foi atraído para a ilha de Mana, na Nova Zelândia.

Notícias ao Minuto

17:51 - 03/02/18 por Sara Gouveia

Mundo Redes Sociais

Nigel, o alcatraz, viveu durante anos sozinho na ilha inabitada de Mana, na Nova Zelândia, tendo apenas por companhia réplicas da sua espécie em cimento.

As réplicas tinham sido colocadas naquele local pelo departamento de conservação que, com recurso a sons de alcatraz emitidos por colunas colocadas na ilha, tentavam atrair um bando desses animais para se fixarem na ilha.

Nigel foi o primeiro alcatraz a chegar em 40 anos, chegou sozinho e assim ficou durante cinco anos.

Até há umas semanas, quando finalmente chegaram três outros membros daquela espécie, desta vez reais. Mas Nigel retraiu-se e não conseguiu criar uma ligação. Pouco depois acabou por morrer.

Segundo Chris Bell, um dos funcionários de conservação, disse ao Guardian, que o corpo de Nigel foi encontrado rodeado pelos seus amigos de cimento. "Nigel era muito fiel ao seu bando", explicou.

Nigel chegou inclusivamente a escolher uma parceira, cortejou-a, fez-lhe um ninho e tentou criar uma relação com ela, ano após ano sem resposta.

"Acredito que tenha tido uma existência muito frustrante. Quer se tenha sentido ou não só, o certo é que nunca recebeu nada de volta, deve ter sido uma experiência muito estranha, quando passou anos a cortejá-los".

O alcatraz nunca demonstrou interesse nas aves reais, continuando até ao fim da vida a tentar criar ligações com as aves de cimento. 

No entanto, a nível da conservação da espécie, o facto de Nigel viver na ilha aumentou as hipóteses de atrair outras aves, o mesmo não acontecia quando eram apenas aves de cimento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório