Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Mega cidade Maia descoberta por tecnologia laser na selva da Guatemala

Investigadores identificaram as ruínas de mais de 60 mil casas, estradas, palácios e de muitas outras infraestruturas construídas durante a antiga civilização Maia e que estiveram enterradas durante séculos debaixo da selva guatemalteca.

Mega cidade Maia descoberta por tecnologia laser na selva da Guatemala
Notícias ao Minuto

21:00 - 02/02/18 por Liliana Lopes Monteiro

Mundo Civilização

Utilizando a tecnologia laser LiDAR (sigla inglesa para Light Detection and Ranging), os investigadores conseguiram ver além das árvores, da vegetação e do solo a partir de imagens aéreas.

Os cientistas descobriram as ruínas da civilização pré-colombiana Maia, que segundo eles era muito mais complexa do se julgava.

"As imagens mostram claramente que toda esta região era um sistema de povoações cuja escala e densidade populacional têm sido largamente subestimadas", disse o arqueólogo da Universidade de Ítaca e explorador da National Geographic, Thomas Garrison.

A nova informação aponta para uma população entre os 10 e 15 milhões de habitantes, ao contrário dos 5 milhões estimados nas últimas décadas.

Thomas Garrison integra um consórcio de investigadores que participou no projeto liderado pela Fundação PACUNAM, uma organização sem fins lucrativos guatemalteca que promove a investigação científica, a conservação e o desenvolvimento sustentável.

A investigação inédita ao extinto império Maia pode ser vista no documentário ‘O Império Perdido dos Maias’, que será transmitido a 6 de fevereiro no canal National Geographic.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório