Procurar

Conselho de transição do sul do Iémen visa "a independência"

O Conselho de Transição do Sul do Iémen, sediado em Aden, onde violentos confrontos armados o têm oposto ao Governo, afirma abertamente ter como objetivo "a independência" do sul do Iémen, segundo um documento do organismo hoje divulgado.

Conselho de transição do sul do Iémen visa "a independência"

© Reuters

Lusa
01/02/2018 18:59 ‧ há 7 anos por Lusa

Mundo

Aden

"A missão do Conselho de Transição do Sul (STC) centra-se na realização da aspiração do povo da Arábia do Sul (sul do Iémen) de recuperar a soberania e independência e construir um Estado federal em todos os seus territórios", indica o preâmbulo do texto, redigido em janeiro e citado pela agência de notícias francesa AFP.

De acordo com o documento, alguns dos objetivos do STC são "conseguir a libertação de todos os territórios da Arábia do Sul (sul do Iémen) ocupados e invadidos por forças [do Norte]; coordenar todos os esforços para reconstruir e ativar o Estado civil do Sul e administrar os territórios libertados; e concretizar a independência política, administrativa e financeira em relação a Sanaa (a capital do Norte) e construir o Estado independente civil e moderno do Sul".

Além disso, o STC pretende igualmente "preservar os ganhos e as vitórias obtidas pelas organizações separatistas Movimento do Sul do Pacífico e Resistência Popular Sulista para alcançar a estabilidade e a segurança do Sul com a ajuda das forças da coligação árabe (a coligação liderada pela Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos que interveio militarmente a partir de 2015 contra os rebeldes huthis do norte, apoiados pelo Irão)".

Outros objetivos são, ainda, "combater o terrorismo e o extremismo e proteger a segurança e a estabilidade da região, em parceria com as comunidades regional e internacional" e "reforçar a relação e a parceria com os Estados da coligação árabe sob a direção do reino da Arábia Saudita do Estado dos Emirados Árabes Unidos".

Ainda segundo o texto, compõem a direção do STC 25 elementos, três dos quais mulheres, sob a presidência do general Aidarous al-Zubaidi.

Este último formou o STC em maio de 2017, pouco depois de ter sido afastado do cargo de governador de Aden pelo Presidente iemenita, Abd Rabbo Mansur Hadi.

Aden era a capital do Iémen do Sul, Estado independente antes da fusão com o Norte, em 1990.

Forças separatistas ligadas ao STC saíram vitoriosas esta semana dos combates contra as tropas governamentais, que perderam a quase totalidade das suas posições em Aden.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10