Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Negociador da ONU na Macedónia para tentar resolver disputa sobre nome

O representante especial da ONU chegou hoje à Macedónia para conversações com a liderança da ex-república jugoslava, num novo esforço para solucionar o prolongado diferendo com a vizinha Grécia sobre o nome do país.

Negociador da ONU na Macedónia para tentar resolver disputa sobre nome
Notícias ao Minuto

19:16 - 31/01/18 por Lusa

Mundo Conversações

Matthew Nimetz, que manteve previamente reuniões com responsáveis gregos em Atenas, considera ter chegado o momento para resolver esta disputa que tem comprometido as relações entre os dois países desde a declaração de independência da Macedónia em setembro de 1991, no decurso da desagregação da ex-Jugoslávia.

Na quinta-feira, o diplomata norte-americano e enviado especial das Nações Unidas reúne-se com o Presidente macedónio, responsáveis oficiais e líderes da oposição.

A contenda com Atenas tem comprometido os anseios de Skopje em juntar-se à NATO, com a Grécia a recusar fornecer o seu apoio até ser encontrada uma solução definitiva.

As autoridades gregas têm considerado que o nome do país sugere reivindicações territoriais dirigidas à sua província da Macedónia, norte da Grécia, e pretendem que o vizinho altere a sua designação, acrescentando algo de distintivo.

Skopje tem negado qualquer ambição territorial, e a nível internacional o pequeno país balcânico tem sido apresentado como Antiga República Jugoslava da Macedónia (FYROM).

Os opositores a um acordo de compromisso estão a organizar para o próximo domingo uma manifestação em Atenas, já apoiada pela igreja ortodoxa grega.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório