Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Há um novo Kennedy em ascensão entre os democratas nos EUA

A resposta oficial dos democratas ao discurso do Estado da União de Donald Trump foi feita por Joseph P. Kennedy III.

Há um novo Kennedy em ascensão entre os democratas nos EUA
Notícias ao Minuto

14:00 - 31/01/18 por Pedro Filipe Pina

Mundo Joseph P Kennedy III

Donald Trump estreou-se em discursos do Estado da União e a resposta democrata oficial ficou por conta de Joseph P. Kennedy III, que discursou numa oficina que funciona também como escola prática.

O congressista norte-americano não chegou a referir o nome de Trump nas suas palavras, como destaca o New York Times. Mas fez várias críticas veladas à administração Trump, afirmando mesmo no abandono dos "valores fundamentais" do país.

Com 37 anos e a cumprir o seu terceiro mandato como congressista em Massachusetts, Joseph P. Kennedy III, também conhecido como Joe Kennedy, é neto de Robert Kennedy, o irmão do ex-presidente John F. Kennedy,  assassinado em 1968. O presidente John F. Kennedy, assassinado em 1963, e o senador Edward M. Kennedy, são ambos tio-avô de Joseph P. Kennedy III. 

Os Kennedy são, talvez mais ainda do que os Clinton e os Bush, a mais referenciada 'dinastia' da política norte-americana.

No passado, Joseph P. Kennedy III já foi referenciado por diversas vezes como um dos jovens quadros dos democratas em ascensão. E o facto de ser ele o escolhido como porta-voz do partido para responder ao primeiro discurso do Estado da União de Trump parece ter vindo acalentar novos rumores sobre uma futura candidatura à presidência.

Neste momento, é ainda uma incógnita quem é que os democratas irão escolher para concorrer contra Trump em 2020.

Durante o seu discurso, Joseph P. Kennedy III dirigiu ainda algumas palavras em espanhol à comunidade hispânica. Eis o seu discurso na íntegra.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório