Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Discurso do Estado da União. Do que falou Trump nesta estreia?

O Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, anunciou na terça-feira, durante o seu primeiro discurso do Estado da União, os seus planos para uma reforma de imigração, investimento público e acordos de comércio.

Discurso do Estado da União. Do que falou Trump nesta estreia?
Notícias ao Minuto

06:22 - 31/01/18 por Lusa

Mundo Estados Unidos

"A América virou finalmente a página de décadas de acordos de comércio injustos, que sacrificaram a nossa prosperidade e enviaram [para outros países] as nossas empresas, os nossos trabalhos e a riqueza da nossa nação", disse Donald Trump, perante as duas câmaras do Congresso norte-americano (Câmara dos Representantes e Senado).

Trump, que decidiu a saída dos EUA do Acordo Trans-Pacífico de Comércio e quer renegociar o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA), afirmou que "a era de submissão económica terminou" e que todos os novos acordos serão "justos e, mais importante, recíprocos."

O presidente dos EUA também se referiu a um dos temas com o qual o Congresso se debate neste momento, que é o futuro dos jovens protegidos pelo programa DACA, pessoas que foram trazidos para os EUA em criança de forma ilegal.

Trump reiterou a proposta da Casa Branca, que oferece um caminho da cidadania para cerca de 1,8 milhões de jovens que "cumpram requisitos de trabalho e educação, e bom caráter moral", em troca da construção do muro da fronteira com o México, o fim da lotaria de vistos e os programas de reunificação familiar.

"Comunidades que passam por dificuldades, especialmente comunidades de imigrantes, podem ser ajudadas por políticas de imigração que se centrem nos interesses dos trabalhadores americanos e das famílias americanas", defendeu.

Na área económica, o republicano mencionou um tema popular entre os conservadores, o corte de regulações para todas as indústrias.

"Na nossa missão para responsabilizar Washington, eliminámos mais regulações no nosso primeiro ano do que qualquer outra administração na história", assinalou.

"A América é uma nação de construtores. Construímos o Empire State Building em apenas um ano. Não é uma desgraça que agora demore dez anos para conseguir a licença para construir uma simples estrada?", questionou

Num dos vários momentos em que referiu a colaboração entre os partidos, Trump pediu a democratas e republicanos que deixem passem o seu plano de investimento público em infraestruturas.

"Estou a pedir a ambos os partidos que se unam para nos dar a rede de infraestruturas segura, rápida, de confiança e moderna que a nossa economia precisa e que as nossas pessoas merecem", apelou.

Trump pediu ainda "a todos que coloquem as suas diferenças de lado, que procurem pontos de acordo e que procurem a unidade" que os Estados Unidos precisam para as pessoas que serve.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório