Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Manifestantes com máscara de Puigdemont saltam cordão policial

Cerimónia de investidura foi adiada. Entretanto, centenas de catalães pró-independência protestam na rua.

Manifestantes com máscara de Puigdemont saltam cordão policial
Notícias ao Minuto

16:53 - 30/01/18 por Pedro Filipe Pina

Mundo Catalunha

Alguns manifestantes pró-independência da Catalunha saltaram o cordão policial junto ao parlamento catalão, usando máscaras com a cara de Carles Puigdemont, o antigo presidente do governo catalão, avança o La Vanguardia.

Estava prevista para hoje a cerimónia de investidura mas a sessão plenária da assembleia prevista para esta tarde foi adiada.

"O plenário de investidura não se vai desconvocar, mas é adiado", explicou aos jornalistas Roger Torrent, o presidente do parlamento catalão.

A investidura do líder independentista fica adiada até que o Tribunal Constitucional espanhol responda ao recurso apresentado pelo parlamento regional à medida cautelar, decidida no sábado, que impede a investidura à distância de Puigdemont.

Carles Puigdemont, recorde-se, tem um mandado de busca e captura de Espanha em seu nome. Está acusado dos delitos de rebelião, sedição e peculato, estando ainda a viver na Bélgica.

Os Mossos d'Esquadra conseguiram impedir que outras pessoas passassem o cordão policial. Os manifestantes mascarados que romperam o cordão gritaram frases de apoio "não estão sós" e "liberdade para presos políticos".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório