Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Carpinteiro que gerou 150 milhões em faturas falsas continua foragido

José Manuel Costas gerou um dos maiores julgamentos por fraude fiscal na Galiza.

Carpinteiro que gerou 150 milhões em faturas falsas continua foragido
Notícias ao Minuto

16:15 - 29/01/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Galiza

José Manuel Costas está no epicentro de um dos maiores julgamentos por fraude fiscal na Galiza, Esapanha. O carpinteiro de 51 anos tinha uma ‘fábrica’ de faturas falsas que gerou, pelo menos, 150 milhões de euros em apenas cinco anos, lesando a autoridade tributária em milhões de euros.

O suspeito continua foragido e figura entre os 58 fugitivos mais procurados na União Europeia pela Europol, organismo que coordena as força de segurança europeias.

Costas está em parte incerta desde 2016, desaparecimento que coincidiu com o falecimento do seu advogado. A pena de seis anos de prisão que lhe fora aplicada estava prestes a transitar em julgado quando desapareceu sem deixar rasto.

O julgamento deste caso, que foi descoberto em 2010, em Vigo, resultou já na condenação de mais de uma centena de empresários, por inflacionar as suas faturas dedutíveis nas Finanças através da ‘fábrica’ de Costas.

Foram levados a cabo mais de 90 julgamentos, de acordo com o El País, sendo que muitos deles resultaram em penas suspensas com o atenuante da confissão, para evitar a prisão, e outras estão ainda pendentes de recurso.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório