Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 22º

As imagens da detenção do opositor de Putin que estão a correr mundo

O principal opositor político de Putin foi detido durante protestos que tinham como objetivo boicotar as eleições presidenciais de março.

Notícias ao Minuto

12:53 - 29/01/18 por Fábio Nunes

Mundo Rússia

O momento em que a polícia russa prende Alexei Navalny está a ser largamente difundido. As imagens da detenção do principal opositor de Vladimir Putin foram captadas por meios de comunicação e pelos telemóveis das pessoas que acompanhavam Navalny num protesto nas ruas de Moscovo.

Navalny, que foi impedido de se candidatar às eleições presidenciais russas que vão decorrer no dia 18 de março, apelou a um protesto massivo no país com o objetivo de boicotar as presidenciais. A resposta ao apelo foi significativa com milhares de pessoas a saírem às ruas de várias cidades do país para protestar.

O líder da oposição juntou-se aos manifestantes em Moscovo. A reação do Kremlin não demorou. Primeiro, os escritórios do partido de Navalny foram alvo de buscas pela polícia. Depois a polícia intercetou Alexei Navalny quando este se aproximava da praça Pushkinskaya, onde já estavam centenas de manifestantes.

Nas imagens podemos ver cinco ou seis agentes da polícia a agarrarem Navalny e a levarem-no para uma carrinha. As pessoas que acompanhavam o opositor de Putin tentam reagir mas são afastadas pelos agentes, em alguns casos com recurso a cassetetes.

Mesmo depois de ter sido detido, Alexei Navalny apelou no Twitter para que os protestos continuassem. “Fui detido. Isso não importa. Venham à rua Tverskaya. Vocês não vão lá por mim, vão lá por vocês e pelo vosso futuro”.

Navalny foi acusado de organizar ilegalmente um protesto. Já foi libertado e vai aguardar pelo seu julgamento em tribunal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório