Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Mulher pediu ajuda com depressão pós-parto. Enfermeira chamou a polícia

Caso aconteceu nos Estados Unidos. "Fui tratada como uma criminosa e depois libertada com um punhado de panfletos", escreveu Jessica Porter.

Mulher pediu ajuda com depressão pós-parto. Enfermeira chamou a polícia
Notícias ao Minuto

09:58 - 29/01/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Facebook

Um mulher natural de Sacramento, na Califórnia, denunciou, através do Facebook, como decidiu ir a uma consulta no seu obstetra para pedir ajuda por causa de alguns sintomas de depressão pós-parto e acabou escoltada do consultório pela polícia.

Jessica Porten, mãe de uma criança de 4 meses, escreveu, numa publicação que já conta mais de 33 mil partilhas, que explicou a uma enfermeira que estava a ter “pensamentos violentos” e que tinha suporte familiar em casa mas que precisava de “medicação e terapia para ultrapassar” aquela fase.

Depois de um breve exame, que foi até “apressado”, Porten explicou que a enfermeira saiu dizendo que ia falar com o médico. Uma hora depois estava a falar com a polícia, que fora chamada ao local para a escoltar (e ao marido e ao bebé) até a um hospital.

Feita uma série de exames e tidas conversas com diferentes responsáveis, foi-lhe dada autorização para ir para casa cerca de 10 horas depois, com alguns panfletos sobre locais onde podia procurar apoio para depressões pós-parto.

“Deixei as urgências por volta da meia-noite, com o meu espírito mais destroçado do que nunca, sem medicação, sem consulta de seguimento, sem nunca ter falado com um médico. Foi uma provação de 10 horas que tive de atravessar enquanto cuidava do meu bebé, que estava comigo. Fui tratada como uma criminosa e depois libertada com um punhado de panfletos impressos com números de telefone”, escreveu Jessica.

Depois da publicação, a mãe teve ofertas de ajuda de vários “especialistas, nutricionistas, ajuda psiquiátrica”, conforme explica em atualizações na publicação original, assim como comentários de milhares de pessoas.

Consciente de que a depressão pós-parto ainda é um tema envolto em estigma, Jessica pretende agora chamar a atenção para o assunto, angariando fundos para a associação 2020 Mom, um movimento de apoio a saúde mental maternal na Califórnia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório