Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Fortes chuvas desenterram túmulo do Império Romano num pátio em Gaza

As fortes chuvas que têm assolado nos últimos dias a Faixa de Gaza abriram sulcos na terra e puseram a descoberto um túmulo que os arqueólogos darão de há cerca de 2.000 anos, notriciou hoje o jornal israelita Ynet.

Fortes chuvas desenterram túmulo do Império Romano num pátio em Gaza
Notícias ao Minuto

12:40 - 27/01/18 por Lusa

Mundo Arqueologia

Abdelkarim al-Kafarna, o palestiniano que encontrou acidentalmente o túmulo no pátio da sua casa, disse que estavam à vista vários artefactos fúnebres e que chamou imediatamente a polícia que, por sua vez, informou uma equipa de arqueólogos locais.

Chegados ao local, os arqueólogos estimaram que a descoberta data da época em que o território integrava o Império Romano, embora tenham indicado ser necessário efetuar mais investigações para que se determine uma data mais precisa.

A Faixa de Gaza foi um ponto de ocupação e nela passaram diversos povos e exércitos ao longo de milhares de anos, pois permitir o cruzamento da parte norte do Médio Oriente à zona sul da região.

Além disso, o que é hoje a atual Faixa de Gaza permitia também a ligação da península do Sinai ao Egito e ao que é atualmente Israel, tornando ainda possível seguir até à Síria e Mesopotâmia.

Na sua história, de aproximadamente 4.000 anos, o poder em Gaza passou de mãos em mãos, desde as suas origens como assentamento dos Canaan, passou pelo controlo egípcio, filisteu, assírio (730 antes de Cristo), entre vários outros, tendo sido incorporada na República Romana em 63 antes de Cristo.

Após o eclético Império Romano, Gaza foi convertida ao cristianismo, sob o governo de Porfírio, tendo depois sido conquistada pelos Califas (635 depois de Cristo) e transformada num regime muçulmano.

Com a chegada dos Cruzados, a região foi tomada em 1187 por Saladino, a que se seguiram os mamelucos, até ser conquistada pelo Império Otomano já no século XVI.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório