Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

‘A morte de Estaline’: polícia visita cinema que exibe filme proibido

Em tom de desafio, dezenas de moscovitas já foram ao cinema ver o filme satírico britânico ‘The Death of Staline’, em português ‘A Morte de Estaline’.

‘A morte de Estaline’: polícia visita cinema que exibe filme proibido

O grupo de polícias não explicou a sua presença no cinema Pioneer, no centro de Moscovo, onde está em exibição o polémico filme 'The Death of Stalin'. O ministério da cultura russo cancelou a licença para a exibição do filme por considerar que desrespeita o passado soviético daquela nação.

Porém, o cinema desrespeitou as ordens do Governo e exibiu na mesma a comédia britânica.

Os polícias foram fotografados, pela agência noticiosa AFP, no cinema Pioneer, situado num bairro frequentado sobretudo por artistas e boémios.

O filme estreou esta quinta-feira para uma plateia lotada. E os bilhetes para as próximas sessões naquele cinema estão esgotados até dia 3 de fevereiro.

Representantes do Governo russo chamaram a comédia de “insultuosa”. O filme nomeado para um Bafta no Reino Unido, retrata a luta pelo poder na Rússia, após a morte de Estaline.

Após a estreia, na quinta-feira, espetadores que viram a película manifestaram na sua maioria opiniões positivas, segundo relatos da BBC Rússia. “É sem dúvida uma atitude extrema banir este filme”, disse uma mulher. Outra afirmou “este filme tem que ser visto!”.

Quando perguntaram a um dos espetadores se se tinha sentido insultado pelo filme, o homem respondeu “claro que não”.

Já duas mulheres idosas que viveram durante a ditadura de Estaline disseram à Reuters que gostaram do filme. Dina Voronova e Ella Katz andavam na escola quando o líder soviético morreu.

O ministro da Cultura Vladimir Medinsky negou que banir o filme seja um ato de censura. Afirmando que se trata de “uma questão de moralidade”. “O filme é insultuoso para as gerações mais velhas”, defendeu, garantindo que o cinema Pioneer será alvo de um caso judicial por estar a exibir o filme sem ter uma licença válida.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório