Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Nakam: Um grupo de 'Sacanas sem Lei' que quis matar 6 milhões de alemães

Grupo de assassinos era formado por veteranos judeus do exército britânico e integrantes de milícias. Tinham planos para matar seis milhões de alemães e conseguiram, efetivamente, matar prisioneiros das SS por envenenamento. Documentário estreia no próximo sábado no canal britânico Channel 4.

Nakam: Um grupo de 'Sacanas sem Lei' que quis matar 6 milhões de alemães
Notícias ao Minuto

11:10 - 26/01/18 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo Documentário

O exército britânico teve nas suas fileiras, na Europa, durante a Segunda Guerra Mundial, uma unidade composta apenas por voluntários judeus recrutados na Palestina. Chamava-se Brigada Judaica (‘Jewish Brigade Group of the British Army’). Finda a guerra, os veteranos deste grupo juntaram-se aos Nokmim (conhecidos como os ‘Judeus Vingadores’, alguns na imagem acima), uma milícia formada por sobreviventes da FPO (‘Fareynikte Partizaner Organizatsye’, resistência armada do gueto de Vilnius, na Lituânia, contra a ocupação nazi).

Desta combinação surgiram os Nakam, um grupo de assassinos que tinha como alvo criminosos de guerra nazis para vingar as atrocidades do Holocausto.

É precisamente sobre este grupo que versa o documentário ‘Holocaust: The Revenge Plot’, refere o Telegraph. A estreia acontecerá no Channel 4 no próximo sábado, dia 27 de janeiro, precisamente o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.

O grupo, oficialmente formado em 1946, era composto por cerca de 50 judeus e o objetivo era claro: matar alemães, seis milhões deles, segundo se alega. O plano seria envenenar as águas de Munique, Nuremberga, Hamburgo e Frankfurt.

Os ‘Vingadores’ chegaram mesmo a estabelecer contactos para criar o químico de que precisavam para esse efeito, um homicídio em massa. Porém, Abba Kovner, líder do grupo, escritor e poeta iídiche, acabaria por ser intercetado pela polícia militar britânica, depois de uma denúncia anónima de um dos membros dos Nakam, subvertendo as aspirações iniciais do grupo.

Ainda assim, o grupo conseguiu infiltrar-se nas prisões onde estavam detidos os militares das SS, em Nuremberga, e envenenaram o pão que lhes era dado com arsénico. Segundo notícias da altura, 1.900 reclusos ficaram gravemente doentes devido a intoxicação alimentar, tendo vitimado mortalmente “entre 300 e 400”, segundo o documentário.

Os Nakam acabariam por se desintegrar, aos poucos, devido a conflitos internos, principalmente após as notícias destas mortes.

A história deste documentário é, em muitos aspetos, parecida com uma das linhas de argumento do filme ‘Sacanas Sem Lei’ (‘Inglorious Basterds’, 2009), de Quentin Tarantino. Na longa-metragem, um grupo de mercenários liderado pelo tenente Aldo Raine (Brad Pitt) enceta uma sangrenta missão de vingança contra os nazis. No entanto, não há nenhum indicador de que o realizador norte-americano se tenha inspirado na história grupo britânico.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório