Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Esta vaca fugiu de casa para ir viver com uma manada de bisontes

A vaca anda há três meses com uma manada de bisontes.

Esta vaca fugiu de casa para ir viver com uma manada de bisontes
Notícias ao Minuto

20:24 - 25/01/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Redes Sociais

Uma vaca de uma quinta na Polónia escolheu a liberdade este inverno e fugiu para seguir uma manada de bisontes durante três meses.

O animal, uma vaca castanha, foi visto a seguir a manada pelos campos de milho, onde estes andam à procura de comida. 

Rafal Kowalczyk, um especialista em bisontes, conseguiu fotografar a imagem insólita e afirma que a vaca se encontra em boas condições. O que, segundo diz, indica que está a conseguir encontrar comida, ainda que seja vista, por vezes, à margem do rebanho.

O seu pelo grosso e o inverno suave que se sente naquela zona da Polónia este ano, têm-na ajudado, explicou o especialista à Associated Press.

A situação "é excecional", garantiu, sendo esta a primeira vez que testemunhou uma vaca a viver com bisontes. Mas alerta que a situação é perigosa para os dois lados.

Caso a vaca acasale com um dos bisontes e fique grávida, pode morrer durante o parto porque a cria híbrida vai ser maior do que o bezerro normal. Além disso, explica Rafal, qualquer nascimento pode contaminar o gene da pequena população, em vias de extinção, de bisontes na Polónia.

Os cientistas vão querer recuperar a vaca até ao verão para prevenir o risco de acasalamento, o que não será certamente tarefa fácil. Para já, a história da vaca rebelde que desafiou o destino do matadouro para ser livre com os bisontes tem sido um sucesso na página de Facebook de Rafal. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório