Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Boris Johnson é descendente de mulher mumificada encontrada na Suíça

Mistério com décadas foi finalmente resolvido por cientistas da Basileia, na Suíça.

Boris Johnson é descendente de mulher mumificada encontrada na Suíça
Notícias ao Minuto

16:59 - 25/01/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Investigação

A mulher que foi encontrada mumificada em 1975 durante as obras na igreja Barfüsser, em Basileia, é um antepassado do ministro dos Negócios Estrangeiros britânico Boris Johnson, revela a BBC.

Os restos mortais foram encontrados junto ao altar e as análises feitas permitiam dizer que se tratava de uma pessoa bem alimentada, vestida com roupas de boa qualidade, sendo, portanto, uma senhora abastada.

Embora não houvesse identificação no túmulo, o caixão de madeira permitiu perceber que se tratava de uma pessoa do século XVI. O facto de ter mercúrio no organismo, tratamento usado para tratar a sífilis entre os séculos XV e XIX, também deu algumas pistas.

Sublinhe-se que o mercúrio, conforme explica a BBC, é altamente tóxico e muitas vezes resultava na morte dos pacientes. Por outro lado, permitiu a conservação dos restos mortais.

Notícias ao MinutoImagem do cadáver mumificado, encontrado em 1975© Reprodução

A investigação para perceber a sua identidade começou nos arquivos históricos, nomeadamente junto de uma das mais bem sucedidas famílias da Basileia, os Bischoff. Testes de ADN revelaram que a múmia e os Bischoff tinham 99% de probabilidade se serem parentes, por linha materna.

Os restos mortais, concluíram depois, pertencem a Anna Catharina Bischoff, nascida em Basileia em 1719, no mesmo local onde faleceu em 1787.

Notícias ao Minuto Anna Catharina Bischoff© Reprodução

A investigação à árvore genealógica revelou que Anna Catharina Bischoff teve sete filhos, sendo que uma das filhas casou com Christian Hubert Baron Pfeffel von Kriegelstein, antepassado de Marie Luise von Pfeffel, que casou com Stanley Fred Williams. Yvonne, filha deste último, casou com Osman Wilfred Johnson Kemal, sendo o filho de ambos, Stanley Johnson, pai de Boris Johnson.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório