Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Relógio do Apocalipse acertado. Faltam dois minutos para o fim do mundo

O relógio do fim do mundo foi adiantado meio minuto do ano passado para este.

Relógio do Apocalipse acertado. Faltam dois minutos para o fim do mundo
Notícias ao Minuto

16:19 - 25/01/18 por Sara Gouveia

Mundo Ameaça

O Relógio do Apocalipse é uma metáfora de quão próxima está a humanidade de destruir o planeta. Segundo o Bulletin of the Atomic Scientists, o relógio foi adiantado meio minuto esta quinta-feira, dia 25, estando agora a dois minutos da 'meia-noite'.

"Os riscos nucleares crescentes e os perigos climatéricos", são algumas das razões apontadas para este acerto, com os ponteiros mais próximos da hora do fim do mundo, o mais próximo que já esteve desde 1953, no auge da Guerra Fria.

"Em 2017 os líderes mundiais falharam em responder efetivamente às ameaças iminentes de guerra nuclear e alterações climáticas, fazendo com que a situação de segurança mundial se torne mais perigosa do que há um ano", pode ler-se numa declaração.

Os ponteiros do relógio são movidos por dois comités: o Painel de Ciência e Segurança e o Painel de Patrocinadores, que inclui 15 cientistas laureados com prémios Nobel.

O relógio simbólico foi criado em 1947, para chamar a atenção para as crises globais que ameaçam a existência humana e sempre abordou a questão nuclear, mas a partir de 2007, passou também a figurar as preocupações relacionadas com o aquecimento global.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório