Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Esta é a cara de uma adolescente com nove mil anos

Imagina-se que a jovem teria entre 15 a 18 anos.

Esta é a cara de uma adolescente com nove mil anos
Notícias ao Minuto

17:27 - 24/01/18 por Sara Gouveia

Mundo Grécia

Os cientistas recriaram a cara de uma rapariga, que se pensa ter entre 15 a 18 anos, com base nos restos mortais encontrados numa casa da Grécia, em 1993.

O modelo em silicone foi criado com recurso a tecnologia de scanning e impressão 3D.

O nome dado à jovem foi Avgi, nome grego que significa 'Amanhecer', porque viveu no período Mesolítico, cerca de 7000 anos a.C., considerado o despertar da civilização.

Segundo os investigadores da Universidade de Atenas, os seus restos sugerem que tinha um maxilar protuberante, possivelmente causado por mastigar pele de animal para criar cabedal suave, sofria de anemia e poderia ter dificuldade em andar devido a um problema na anca e nos tendões.

Os seus ossos indicam, também, que teria 15 anos quando morreu, mas os seus dentes sugerem que teria 18. Outras características como a pele e a cor dos olhos foram desenhadas com base no que se sabe da população geral e traços da área à época.

O trabalho de reconstrução envolveu uma equipa internacional e um arqueólogo e escultor sueco,  Oscar Nilsson, especializado em reconstrução humana. A cara está agora exposta no Museu Acropolis em Atenas, na Grécia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório