Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Dois mortos em ataque a ONG no Afeganistão reivindicado por jihadistas

Duas pessoas morreram e pelo menos 14 ficaram feridas no ataque de hoje contra a organização Save the Children na cidade de Jalalabad no leste do Afeganistão, que foi reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico.

Dois mortos em ataque a ONG no Afeganistão reivindicado por jihadistas
Notícias ao Minuto

12:32 - 24/01/18 por Lusa

Mundo ISIS

Attahullah Khogyani, porta-voz do governo da província de Nangarhar, à qual pertence Jalalabad, disse que um polícia e um civil foram mortos no ataque aquela delegação da organização não-governamental britânica.

Segundo Khogyani, o ataque, "por volta das 09:10 (04:40 em Lisboa)", foi iniciado por um bombista suicida, seguindo-se um tiroteio.

Numa mensagem divulgada pela agência de notícias Amaq, ligada aos extremistas, o Estado Islâmico reivindicou o ataque, indicando que a "operação de martírio" tinha como objetivo duas organizações estrangeiras, "uma britânica e uma sueca", e um organismo governamental afegão.

De acordo com a mensagem, quatro terroristas participaram no ataque, embora Khogyani tenha referido apenas três atacantes.

A Save the Children já manifestou o seu desalento face ao atentado na sua delegação de Jalalabad e declarou-se preocupada com a segurança dos funcionários no Afeganistão.

Num comunicado, a ONG indica que aguarda saber pormenores sobre o sucedido.

Este não é o primeiro ataque de que a organização é vítima no Afeganistão.

A 02 de março de 2015, cinco dos seus trabalhadores foram sequestrados e posteriormente executados no sul do país, na região de Tarin Kot, alvo dos talibãs.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório