Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Imagem de refugiado a olhar para ginásio torna-se viral e muda-lhe a vida

Imagem captou a atenção do dono do ginásio, que acabou por partilhar a história do rapaz, oferecendo-lhe subscrição vitalícia. Dezenas de pessoas ofereceram ajuda à sua família.

Imagem de refugiado a olhar para ginásio torna-se viral e muda-lhe a vida
Notícias ao Minuto

10:54 - 24/01/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Turquia

A imagem acima foi captada por Omer Yavuz no passado dia 2 de janeiro. Omer passava num ginásio, em Adiyaman, na Turquia, e imediatamente percebeu que se tratava de uma imagem importante.

Um jovem, de chinelos, a meio do inverno, a carregar o banco que usa para engraxar sapatos e a olhar pela janela para as pessoas a treinar. Um símbolo da pobreza que afetou aquela região com a entrada dos refugiados sírios, na esperança de conseguir uma vida melhor.

“Partiu-me o coração e queria partilhá-la com toda a gente”, indicou o carpinteiro de 28 anos, numa entrevista por telefone ao BuzzFeed News.

O dono do ginásio que aparece na imagem, Mustafa Kucukkaya, ficou tão comovido com a partilha, sendo ele próprio de origens humildes, que pediu a Yavuz a fotografia original e publicou-a na sua conta de Instagram, onde pedia para que encontrassem o rapaz. A fotografia acabaria por se tornar viral.

O site turco Inci Caps partilhou a imagem através do Twitter pedindo aos seus leitores que a descrevessem. Seguiram-se comentários sobre tristeza e desespero.

Kucukkaya conseguiu encontrar o jovem, que nada sabia sobre a imagem que se tornara famosa. “Ficou a saber de tudo lá no ginásio”, explicou o homem. O rapaz chama-se Muhammad Hussein, tem 12 anos e veio da cidade síria de Deir Azzor. Ele e a família sobrevivem com biscates e vivem na pobreza, razão pela qual partilhou a sua história.

#adiyaman aradığımız kardeşimizi bulduk bütün işadamlarida yardimda bulunacak Bizde ömür boyu üyelik sozümüzde durduk çok şükür.

Uma publicação partilhada por Mustafa Küçükkaya (@kucukkaya.olimpiyatspor) a 5 de Jan, 2018 às 4:38 PST

O dono do ginásio descreveu Muhammad como um rapaz “tímido” mas “adorável e que sabe como se divertir em circunstâncias complicadas”. Além de ter recebido uma subscrição vitalícia para o ginásio, ainda receberá ajuda para a família, uma vez que Kucukkaya recebeu dezenas de chamadas de pessoas a querer dar o seu apoio.

Türk halkı duyarlıdır, duygusaldır, vicdanlidir. nemutlu türküm diyene. yapılan yardımlar için cok mutluyuz. muhammed kardeşimize yardım eden herkese minnettariz.çocuğun yüzündeki mutluluğa bakarmisiniz#adiyaman

Uma publicação partilhada por Mustafa Küçükkaya (@kucukkaya.olimpiyatspor) a 11 de Jan, 2018 às 7:23 PST

Recomendados para si

;
Campo obrigatório